ANTIBIÓTICOS

Antibióticos

 

São substâncias antimicrobianas de origem biológica ou obtida da sínteses química que se emprega em tratamento de infecções. A descoberta dos antibióticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a saúde humana e a expectativa de vida da população. Graças a eles, passaram a ser curáveis doenças que antes eram letais como: tuberculose, pneumonia, meningite, sífilis, gangrena, entre outras. Hoje toda a classe de Antibióticos está na lista de medicamentos controlados, conforme exigências da ANVISA, iniciando assim uma campanha nacional pelo uso racional desses produtos. Visto que no Brasil, o uso indiscriminado dessas substâncias vem aumentando a resistência das bactérias às drogas, sendo que alguns tipos, já há até 40% de casos de resistência a antibióticos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, no mundo todo, cerca de 50% das prescrições de antibióticos são incorretas. Diante de tamanha importância, todos os antibióticos são manipulados apenas com prescrição médica, em laboratório exclusivo, para garantir não apenas a qualidade do produto e a saúde do paciente, mas também proteger o manipulador e o meio-ambiente. É muito importante que o tratamento usando antibióticos seja seguido à risca pelo paciente, quanto a horários de administração e período de duração do tratamento, mesmo tendo desaparecido os sintomas, você não deve parar de tomar a medicação, até cumprir corretamente a prescrição médica.

CITOSTÁTICOS

Citostáticos

 

São fármacos capazes de inibir o crescimento desordenado de células tumorais, alterando a divisão celular e destruindo as células que se multiplicam mais rapidamente. Por se tratar de uma classe específica de medicamentos, todas as substâncias citostáticas são armazenadas e manipuladas num laboratório isolado de manipulação de substâncias especiais, num espaço que privilegia a biosegurança e a tecnologia de ponta.

HORMÔNIOS

Hormonais

 

São substâncias químicas produzidas em alguns órgãos dos seres humanos ou obtidas através de síntese química capazes de regular o crescimento e o desenvolvimento entre células, além de controlar as funções de muitos tecidos, auxilia nas funções reprodutivas e regulariza o metabolismo.

Esses medicamentos constituem a última classe que requer manipulação isolada e especial. Suas dosagens normalmente são muito pequenas, reforçando a atenção e importância do controle de qualidade farmacêutico e dupla conferência, processos que são realizados para todos os medicamentos e produtos manipulados na Botica Ouro Preto.

NUTRICIONAIS

Nutricionais

 

São suplementos nutricionais, usados para complementar uma alimentação inadequadamente balanceada, tratam-se de medicamentos derivados de alimentos ou parte de um alimento que proporciona benefícios estéticos, médicos e saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas, fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros.

Esses ativos buscam o equilíbrio bioquímico e combater os radicais livres, neutralizando ou minimizando assim, os problemas causados pelas condições de vida atual da maioria da população. Podem ser manipulados em saches, cápsulas, pó solúvel, gomas ou xaropes. Essa suplementação é recomendada principalmente para:

• Retardar o envelhecimento
• Auxiliar a dietoterapia de distúrbios metabólicos e patologias específicas
• Auxiliar na perda de peso
• Proporcionar uma digestão saudável
• Melhorar a desempenho do atleta e prevenir lesões
• Crianças e idosos que não se alimentem adequadamente

DERMATOLÓGICOS

Dermatológicos

 

São medicamentos exclusivos de uso tópico, para o tratamento das mais variadas doenças da mucosa, pele e seus anexos (como unhas, pêlos, cabelos). Porém, vamos além disso, o desejo de beleza e juventude eternos é uma realidade de nossa época, e os cosméticos modernos vão de encontro à esse anseio. Corrigir imperfeições, diminuir marcas, iluminar e nutrir a pele são objetivos possiveis com os cosméticos atuais. Contamos com matérias primas das mais diversas origens, que estão disponíveis para tornar realidade a ilusão de parar o tempo. Manipulamos sua formulação nas mais diversas formas farmacêuticas:

• Cremes, Loções, Xampu, Sabonetes, Tônicos, Óvulos, Supositórios, Cápsulas vaginais, Gel, Spray, gomas entre outros.

FITOTERÁPICOS

Fitoterápicos

 

É toda preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) que utiliza como matéria-prima partes de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico. A Fitoterapia tem se tornado cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo, além de boa eficácia terapêutica, apresenta menores incidências de efeitos colaterais. Os medicamentos à base de plantas são usados para os mais diferentes fins: acalmar, estimular, bronzear, auxiliar na digestão, emagrecer e muitos outros. O uso adequado dessas preparações traz uma série de benefícios para a saúde humana ajudando no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos, entre outros. Com o crescimento tecnológico da indústria farmacêutica ocorrido nas décadas de 50 e 60, o uso de plantas medicinais ficou restrito à utilização popular.

As plantas medicinais antes consideradas medicamentos de segunda categoria, tiveram seu interesse aumentado nos últimos anos com a comprovação de ações farmacológicas relevantes e de uma excelente relação de custo-benefício. Pesquisadores da área se dedicam a sistematizar e estudar as tradições populares do uso de plantas, como forma de ter uma estratégia para investigação e comprovação farmacológica, hoje, as plantas medicinais têm ganho muita importância, sendo utilizadas para o desenvolvimento de novos medicamentos. Atenção! Mesmo tratando-se de ativos naturais, extraídos de plantas, podem ser perigosos, apresentando efeitos colaterais e adversos inesperados, quando utilizados de forma inadequada, como na auto-medicação. Antes de tomar qualquer medicamento por conta própria, converse com seu Médico ou com uma de nossas Farmacêuticas, para devida orientação.

FITOCOSMÉTICOS

Fitocosméticos

 

É o segmento da ciência da cosmetologia que se dedica ao estudo e a aplicação dos princípios ativos extraídos dos vegetais, em proveito da higiene, da estética, da correção e da manutenção de um estado normal e sadio da pele. Os usos de plantas medicinais para o alívio dos males do corpo vêm de tempos imemoriais. Com o avanço da tecnologia e aumento dos conhecimentos etnofarmacológicos (uso popular das plantas medicinais), é possível extrair das plantas, seguindo rigorosos padrões de qualidade, apenas a parte que possui real atividade terapêutica e cosmética.

ODONTOLÓGICOS

Consistem no desenvolvimento e manipulação de fórmulas exclusivas para garantir a saúde bucal, através de formulações no combate à cárie, clareamento dental, endodontia, patologias bucais e as demais necessidades do dia-a-dia dos dentistas, variando desde halitose, higienização de próteses a combate a aftas.

ALOPÁTICOS

É a medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação oposta aos sintomas a fim de neutralizá-los. A Botica Ouro Preto possui estrutura adequada à legislação vigente que permite manipular medicamentos para atender praticamente todas as especialidades médicas e de outros profissionais da área da saúde. Dispomos aos pacientes as mais diversas substâncias como:

• Antiinflamatórios e Analgésicos;
• Anti reumáticos e Miorelaxantes;
• Antihipertensivos e Antidiabéticos;
• Corticóides e Diuréticos;
• tranqüilizantes; antipsicóticos; sedativos;
• Inibidores de apetite; Ansiolíticos; Antidepressivos; entre outros.

Todas as fórmulas são manipuladas de acordo com a prescrição de profissionais da área da saúde, garantido qualidade, segurança e o sucesso no tratamento.

HOSPITALARES

São preparações de uso exclusivo nos hospitais, respeitando a urgência e as características do paciente individualmente, seguindo rigorosamente a prescrição médica.